Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Santos, Heliani Berlato dos (Presidente)
Queiroz, Odaléia Telles Marcondes Machado
Mendes, Luciano
Título em Português
Identidade de carreira na Gestão Ambiental: perspectivas e caminhos
Palavras-chave em Português
Identidade de carreira
Gestão Ambiental
Egressos
Resumo em Português
O presente trabalho teve como intuito compreender como se dá a construção da identidade de carreira dos bacharéis em gestão ambiental do Brasil. Dada a recente trajetória desse profissional, cuja primeira turma se formou em 2005, urge compreender essa atuação desses egressos, do ponto de vista da identidade de carreira, que diz respeito a forma como cada indivíduo entende o trabalho que realiza com base em características pessoais e na interação com o meio externo. Para contemplar a profundidade que este tipo de investigação exploratória requer, a pesquisa contou com a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com 18 egressos de cursos de bacharelado em Gestão Ambiental do Brasil. Ainda que no Brasil existam 14 Instituições de Ensino Superior (EIS), esses gestores ambientais são provenientes de nove dessas IES, que são aquelas que já possuem turma formada há pelo menos dois anos. A partir dos resultados obtidos, foram delineados três agrupamentos principais baseados nas tendências verificadas ao longo dos relatos. A concepção de que há uma carência de reconhecimento do gestor ambiental deu origem a um dos agrupamentos. O segundo grupo foi identificados a partir da generalidade da formação em Gestão Ambiental e o terceiro foi concebido com base na maturidade como um reforço de que a escolha atendeu às expectativas diante dessa formação. Verificou-se que a construção da identidade de carreira dos bacharéis entrevistados se pauta nos significados que a questão ambiental já tinha em suas vidas quando ingressaram na graduação, bem como nos significados que passaram a ser atribuídos pelos egressos à gestão ambiental à medida que construíram suas carreiras dentro dessa área.
Título em Inglês
Career identity in Environmental Management: perspectives and paths
Palavras-chave em Inglês
Career identity
Environmental management
Graduated
Resumo em Inglês
The purpose of this study was to understand how career identity is built among bachelors in Environmental Management in Brazil. Considering the recent trajectory of this professional, that the first class graduated in 2005, it is urgent to understand the performance of these graduates from the point of view of career identity. This term refers to the way each individual understands the work performed by oneself based on personal characteristics and interaction with the external environment. To regard the depth that this type of exploratory research requires, the research relied on the qualitative approach, in which one the instrument of data collection was the semi-structured interview that was carried out with 18 graduates from Environmental Management baccalaureate. Although in Brazil there are 14 Institutions of Higher Education that offer this course, the environmental managers interviewed came from nine of them, which are that ones that already has graduated class for at least two years. From the results obtained, three main clusters were outlined based on the trends throughout the reports. The concept that there is a lack of recognition of the environmental manager originated the firs cluster. The second one was identified through the generality of undergraduate course in Environmental Management and the third cluster was conceived based on the maturity as a reinforcement that the choice met expectations they had before the course. It was found that building the career identity of the bachelors interviewed is supported on the meaning that the environmental question already had in their lives when they started the undergraduate course as well as the meanings that have come to be attributed by graduates to the environmental management as they built their careers within that area.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-03-02
Número de visitas
1239
Número de downloads
1207
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.