Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Camargo, Ricardo Leite
Alves, Denise Maria Gandara
Fuzer, Taitiâny Karita Bonzanini
Título em Português
A temática ambiental e a proposta curricular do estado de São Paulo: um estudo de caso.
Palavras-chave em Português
Educação Ambiental
Currículo
Prática pedagógica
Resumo em Português
O estudo, aqui apresentado, teve o objetivo de investigar como a Educação Ambiental é efetivamente abordada na disciplina Biologia, a partir do material que compõe o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. O currículo surgiu a partir de uma proposta curricular publicada em 2008 (SÃO PAULO, 2008) e oficializada em 2010, e tem como objetivo principal propor um currículo básico comum para o Ensino Fundamental (Ciclo II), e para o Ensino Médio em todo o Estado. Optou-se por essa temática, tendo em vista que a Educação Ambiental tem como características ser um processo dinâmico, interativo, permanente, coletivo e participativo no qual, a partir da tomada de consciência e da sensibilização em relação ao meio ambiente, são adquiridos conhecimentos, valores, experiências, competências, habilidades e determinação para a ação individual e coletiva na resolução dos problemas ambientais. Dessa forma, realizou-se uma investigação por meio de observações de aula, entrevistas semiestruturadas e questionários, em um estudo de caso. Foram observadas aulas da disciplina de Biologia em todas as séries do Ensino Médio, em uma Escola Pública, da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Piracicaba, SP. As entrevistas e questionários foram aplicados ao coordenador pedagógico e à professora de Biologia. Foi observado que, na prática escolar os temas ambientais são abordados de forma simplista e conservacionista, de forma a não considerar sua complexidade, deixando de abordar outros aspectos como o social, o político e o cultural. Além disso, eles não são abordados de forma transversal. A Escola realiza outras atividades que abordam a Educação Ambiental de forma mais interdisciplinar, como as aulas eletivas e os projetos. Nota-se uma demanda para a formação em Educação Ambiental para que os professores adquiram conhecimentos e metodologias para abordarem as temáticas ambientais de forma holística e transversal. Propomos que além do incentivo à formação dos docentes, ocorra uma ambientalização da Escola, para que a Educação Ambiental seja inserida no cotidiano escolar, de forma democrática e participativa, na qual a comunidade escolar, como um todo, adquira posturas responsáveis e ativas rumo a uma transformação local para a formação de cidadãos reflexivos e críticos frente às questões ambientais.
Título em Inglês
The environmental theme and the proposed curriculum of São Paulo stade: a case study
Palavras-chave em Inglês
Environmental Education
Curriculum
Pedagogical Practice
Resumo em Inglês
This study aimed to investigate how Environmental Education is effectively addressed in Biology class, by using the material from the Official Curriculum of São Paulo State. The curriculum arose from a proposal published in 2008 (SÃO PAULO, 2008) and established in 2010. It aims to propose a basic common curriculum for the Fundamental Education (Cycle II), and for the Medium Education in all the State. This theme was chosen in view of Environmental Education characteristics as a dynamic, interactive, permanent, collective and participatory process in which from the awareness for the environment there are some knowledge, values, experiences, skills, abilities, and determination acquired for individual and collective actions in the resolution of the environmental problems. Thus, an case study investigation was realized by using class observations, semi-structured interviews and questionnaires. Biology classes of all High School grades in a Public School were observed. This School is part of a State School System and is located in Piracicaba, SP. The interviews and questionnaires were given to pedagogical coordinator and Biology teacher. It was observed that, in the school practice, environmental issues are addressed in a simplistic and conservationist way, so its complexity is not considered. Consequently, other important aspects as social, cultural and politic are not given. Besides, it is not given as a transversal theme. The studied School conducts other activities in Environmental Education in an interdisciplinary approach, by giving elective classes and projects. Environmental Education courses are needed to improve teachers practice to reach an holistic and transversal approach by teaching environmental themes. These courses will give more knowledge and methodologies that can be used with the students. Moreover, an environmentalization of the School can be made, so that Environmental Education is included in School life, in a democratized and participatory way, in which the School community as a whole, get active and responsible attitudes towards a local processing for a formation of reflective and critical citizens in the face of the environmental issues.
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Data de Publicação
2015-02-23
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