Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Pelissari, Lucas Barbosa
Camargo, Ricardo Leite
Bonzanini, Taitiâny Karita
Título em Português
A formação inicial de licenciandas/os em Ciências Biológicas e o tema sexualidade
Palavras-chave em Português
Formação inicial de professores
Sexualidade
Movimento estudantil
ESALQ
ENEBio
Resumo em Português
Ao falarmos da formação de professoras/es, inevitavelmente somos levadas/os à abordagem do tema pela formação inicial, cujo papel é iniciar a construção da profissão a partir da abordagem de conceitos e metodologias e contribuir para a organização de um pensamento pedagógico especializado (MELLO, 2000). Nessa concepção, entende-se que as práticas formativas, nos cursos de formação inicial, precisam se relacionar com os desafios que serão vividos pelas/os futuras/os professoras/es em seus cotidianos, com os saberes que serão exigidos pela sua atividade docente. Considerando que a educação escolar é uma política pública endereçada à constituição da cidadania, e ninguém facilita o desenvolvimento daquilo que não teve oportunidade de aprimorar em si mesmo ou que ninguém promove a aprendizagem de conteúdos que não domina (MELLO, 2000), a formação inicial de professoras/es constitui-se em um importante momento de aprender algo para, então, proporcionar discussões a respeito em sala de aula. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho de conclusão de curso, objetivou discutir a formação da/o licencianda/o em Ciências Biológicas para o trabalho com o tema sexualidade na educação básica, a partir da visão das/os próprias/os licenciandas/os. A metodologia usada versa sobre o método qualitativo de pesquisa em educação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), onde o foco da investigação foi a interpretação das concepções atribuídas por discentes em relação à sua formação inicial no que tange o tema sexualidade. Realizou-se análise documental de ementas de disciplinas, obtidas na plataforma JupiterWeb, vinte e oito disciplinas obrigatórias ao longo dos dez semestres de duração do curso, foram selecionadas, cujas ementas apresentavam justificativa para abordagem do tema, conduzidas por três diferentes linhas, a teórica-científica, a pedagógica e a social. Na análise foi possível verificar que a disciplina Zoologia de Vertebrados II, por exemplo, indicou oportunidade de uma formação que não reproduza preconceitos, discussão sobre atribuição de papéis de gênero em nossa cultura, contrapostos ao comportamento animal distinto entre fêmea e macho ultrapassando-se a abordagem apenas biológica do conteúdo. Se observou, também, que demais atividades formativas, e não apenas as disciplinas obrigatórias, poderão contribuir para a formação da/o futura/o professora/or como, por exemplo, a realização de atividades promovidas pelo Movimento Estudantil (ME), como uma eficaz oportunidade de formação para estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) que não contemplam disciplinas de educação sexual e diversidade de gênero nos cursos de Licenciatura, por exemplo. No entanto, se defende a responsabilidade da IES em disponibilizar tais disciplinas com o objetivo de garantir que a/o futura/o professora/or possa conhecer e estudar assuntos que abordará em seu fazer diário.
Título em Inglês
Initial training of undergraduate in Biological Sciences and the theme sexuality
Palavras-chave em Inglês
Initial formation
Sexuality
Student movement
ESALQ
ENEBio
Resumo em Inglês
When we talk about teacher training, we are inevitably led to the theme approach for initial formation, whose role is to start the construction of the profession from the concepts of approach and methodologies and contribute to the organization of a specialized pedagogical thinking (MELLO, 2000). In this conception, it is understood that the training practices in initial training courses, need to relate to the challenges that will be faced by future teachers in their daily lives with the knowledge that will be required for their teaching activity. Considering that education is a public policy addressed the establishment of citizenship, and no one facilitates the development of what had no opportunity to improve on yourself or anyone promotes learning content that does not dominate (MELLO, 2000), the initial training teachers constitutes an important time to learn something to then provide discussions about classroom. Based on this assumption, this work of course completion, aimed at discussing the formation of licensing in Biological Sciences to work with sexuality theme in basic education, from the perspective of licentiate themselves. The methodology deals with the qualitative method of research in education (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), where the focus of the investigation was the interpretation of the concepts assigned by students in relation to their initial training regarding the theme of sexuality. Held documentary analysis of menus disciplines obtained in JupiterWeb platform, twenty eight compulsory subjects over the ten semesters duration of the course were selected, whose menus had justification for theme approach, conducted by three different lines, the theoretical-scientific, educational and social. In the analysis we found that the Vertebrates II Zoology discipline, for example, indicated opportunity of training that does not reproduce prejudices, discussion about assigning gender roles in our culture, opposed to the distinct animal behavior between female and male surpassing to only biological approach to content. It is believed also that other training activities, not just the compulsory subjects may contribute to the training of future teachers, for example, conducting activities promoted by the Student Movement (ME), as an effective training opportunity for students of Higher education Institutions (IES) that do not include sex education disciplines and gender diversity in degree courses, for example. However, it defends the responsibility of IES in providing such courses in order to ensure that future teachers can meet and study subjects that address in its make daily.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
TCCEula.pdf (1.47 Mbytes)
 
Data de Publicação
2016-08-22
Número de visitas
1485
Número de downloads
971
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.