Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Pelissari, Lucas Barbosa
Camargo, Ricardo Leite
Bonzanini, Taitiâny Karita
Título em Português
A formação inicial de licenciandas/os em Ciências Biológicas e o
tema sexualidade
Palavras-chave em Português
Formação inicial de professores
Sexualidade
Movimento estudantil
ESALQ
ENEBio
Resumo em Português
Ao falarmos da formação de professoras/es, inevitavelmente somos levadas/os à
abordagem do tema pela formação inicial, cujo papel é iniciar a construção da
profissão a partir da abordagem de conceitos e metodologias e contribuir para a
organização de um pensamento pedagógico especializado (MELLO, 2000). Nessa
concepção, entende-se que as práticas formativas, nos cursos de formação
inicial, precisam se relacionar com os desafios que serão vividos pelas/os
futuras/os professoras/es em seus cotidianos, com os saberes que serão exigidos
pela sua atividade docente. Considerando que a educação escolar é uma política
pública endereçada à constituição da cidadania, e ninguém facilita o
desenvolvimento daquilo que não teve oportunidade de aprimorar em si mesmo
ou que ninguém promove a aprendizagem de conteúdos que não domina
(MELLO, 2000), a formação inicial de professoras/es constitui-se em um
importante momento de aprender algo para, então, proporcionar discussões a
respeito em sala de aula. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho de
conclusão de curso, objetivou discutir a formação da/o licencianda/o em Ciências
Biológicas para o trabalho com o tema sexualidade na educação básica, a partir
da visão das/os próprias/os licenciandas/os. A metodologia usada versa sobre o
método qualitativo de pesquisa em educação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), onde o
foco da investigação foi a interpretação das concepções atribuídas por discentes
em relação à sua formação inicial no que tange o tema sexualidade. Realizou-se
análise documental de ementas de disciplinas, obtidas na plataforma JupiterWeb,
vinte e oito disciplinas obrigatórias ao longo dos dez semestres de duração do
curso, foram selecionadas, cujas ementas apresentavam justificativa para
abordagem do tema, conduzidas por três diferentes linhas, a teórica-científica, a
pedagógica e a social. Na análise foi possível verificar que a disciplina Zoologia
de Vertebrados II, por exemplo, indicou oportunidade de uma formação que não
reproduza preconceitos, discussão sobre atribuição de papéis de gênero em
nossa cultura, contrapostos ao comportamento animal distinto entre fêmea e
macho ultrapassando-se a abordagem apenas biológica do conteúdo. Se
observou, também, que demais atividades formativas, e não apenas as disciplinas
obrigatórias, poderão contribuir para a formação da/o futura/o professora/or como,
por exemplo, a realização de atividades promovidas pelo Movimento Estudantil
(ME), como uma eficaz oportunidade de formação para estudantes de Instituições
de Ensino Superior (IES) que não contemplam disciplinas de educação sexual e
diversidade de gênero nos cursos de Licenciatura, por exemplo. No entanto, se
defende a responsabilidade da IES em disponibilizar tais disciplinas com o
objetivo de garantir que a/o futura/o professora/or possa conhecer e estudar
assuntos que abordará em seu fazer diário.
Título em Inglês
Initial training of undergraduate in Biological Sciences and the theme sexuality
Palavras-chave em Inglês
Initial formation
Sexuality
Student movement
ESALQ
ENEBio
Resumo em Inglês
When we talk about teacher training, we are inevitably led to the theme
approach for initial formation, whose role is to start the construction of the
profession from the concepts of approach and methodologies and contribute to
the organization of a specialized pedagogical thinking (MELLO, 2000). In this
conception, it is understood that the training practices in initial training courses,
need to relate to the challenges that will be faced by future teachers in their
daily lives with the knowledge that will be required for their teaching activity.
Considering that education is a public policy addressed the establishment of
citizenship, and no one facilitates the development of what had no opportunity
to improve on yourself or anyone promotes learning content that does not
dominate (MELLO, 2000), the initial training teachers constitutes an important
time to learn something to then provide discussions about classroom. Based on
this assumption, this work of course completion, aimed at discussing the
formation of licensing in Biological Sciences to work with sexuality theme in
basic education, from the perspective of licentiate themselves. The
methodology deals with the qualitative method of research in education
(LÜDKE; ANDRÉ, 1986), where the focus of the investigation was the
interpretation of the concepts assigned by students in relation to their initial
training regarding the theme of sexuality. Held documentary analysis of menus
disciplines obtained in JupiterWeb platform, twenty eight compulsory subjects
over the ten semesters duration of the course were selected, whose menus had
justification for theme approach, conducted by three different lines, the
theoretical-scientific, educational and social. In the analysis we found that the
Vertebrates II Zoology discipline, for example, indicated opportunity of training
that does not reproduce prejudices, discussion about assigning gender roles in
our culture, opposed to the distinct animal behavior between female and male
surpassing to only biological approach to content. It is believed also that other
training activities, not just the compulsory subjects may contribute to the
training of future teachers, for example, conducting activities promoted by the
Student Movement (ME), as an effective training opportunity for students of
Higher education Institutions (IES) that do not include sex education disciplines
and gender diversity in degree courses, for example. However, it defends the
responsibility of IES in providing such courses in order to ensure that future
teachers can meet and study subjects that address in its make daily.
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Data de Publicação
2016-08-22
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