Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Fuzer, Taitiâny Karita Bonzanini Banca
Martirani, Laura Alves
Sorrentino, Marcos
Título em Português
A Construção de uma Sequência Didática a partir da Pedagogia dos Movimentos Sociais
Palavras-chave em Português
Sequência didática
Educação para a transformação
Pedagogia dos movimentos sociais
Resumo em Português
Este presente texto fundamenta-se em estudos de diferentes formas de educação de caráter crítico e emancipador, a partir de uma revisão bibliográfica, estruturada no intuito de compreender filosofias pedagógicas e metodologias educacionais, com a finalidade de elaborar uma sequencia didática utilizada como ferramenta estrutural para o planejamento de ensino, na viabilização de espaços educadores socioambientais sendo estes formais ou informais. A sequência didática foi construída a partir do método dialético histórico que contextualiza os conhecimentos como produção sociocultural ao longo da história humana, direcionando o papel do sujeito crítico como protagonista do processo. Por meio da problematização temática dos conteúdos programáticos, questionando os conhecimentos fornecidos, dentro da totalidade e interdisciplinaridade, na popularização de momentos pedagógicos de troca de saberes por meio do debate crítico que interaja de forma dialógica com a realidade do educando e do meio ao seu redor, propiciando um cidadão ativo e conscientizador, na construção de novos preceitos sociais que valorize o desabrochar das diversas dimensões humanas, em contraposição a um sistema determinado pelas diretrizes econômicas de um mercado consumidor de recurso de forma irresponsável e exterminador do meio ambiente
Título em Inglês
Construction of a Teaching Sequence from the Pedagogy of Social Movements
Palavras-chave em Inglês
Didactic sequence
Education for transformation
Pedagogy of social movements
Resumo em Inglês
This present text is based on studies of different forms of critical and emancipatory character education, from a literature review, structured in order to understand pedagogical philosophies and educational methodologies, in order to develop a teaching sequence used as a structural tool for planning education, social and environmental viability of educators spaces being formal or informal. The instructional sequence was constructed from the historic dialectic method that contextualizes knowledge as sociocultural production throughout human history, directing the role of critical subject as the protagonist of the process. Through thematic questioning of the syllabus, questioning the knowledge provided within the totality and interdisciplinarity, in popularizing pedagogical moments of exchange of knowledge through critical debate that interacts dialogic manner with the reality of the learner and the environment around you , providing an active citizen and conscientizing, the construction of new social precepts that values the unfolding of the various human dimensions, as opposed to one determined by the economic policies of a consumer market resource irresponsibly exterminator and environmental system
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
ANEXO1PONTE.pdf (709.72 Kbytes)
 
Data de Publicação
2014-09-11
Número de visitas
1874
Número de downloads
2701
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.