Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Massabni, Vânia Galindo (Presidente)
Mendes, Flávio Bertin Gandara
Pipitone, Maria Angelica Penatti
Título em Português
Identidade e desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso em cursinhos populares de Piracicaba-SP
Palavras-chave em Português
Identidade docente
desenvolvimento profissional
cursinho popular
Resumo em Português
O fortalecimento de cursinhos populares no Brasil, crescentes desde os anos de 1950, revelam um interesse da sociedade pelo acesso à educação de ensino superior no país, principalmente universidades públicas. Programas como cursinhos populares buscam reduzir a desigualdade de acesso por meio de atividades de ensino-aprendizagem diárias e gratuitas e/ou preparação para o vestibular, sendo que os principais organizadores desses programas são estudantes universitários que possuem consciência do seu papel na relação da universidade com a sociedade. O motivo pelo qual esses estudantes universitários atuam nesses espaços, característica relacionada à sua identidade pessoal, e como essa vivência contribui para seu desenvolvimento profissional, através da aprendizagem de metodologias e didáticas, são o interesse dessa pesquisa. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório através do levantamento desses cursinhos pela internet e posterior aplicação de questionários com 10 docentes atuantes entre os cursinhos identificados. Também foi organizado um evento para favorecer a construção dessa identidade e propor um espaço para a troca de experiências e metodologias entre esses cursinhos. Essa pesquisa se baseará numa abordagem sociocultural para compreender o papel dos professores deste cursinho na transformação da sociedade. Como resultado dessa pesquisa foram identificados 6 cursinhos no município de Piracicaba, sendo que cada iniciativa conta com um tipo de local, número de estudantes aceitos e organizadores. Foi verificado que, entre os cursinhos identificados, a maioria dos professores entrevistados possuem formação em licenciatura e, especialmente, em universidades públicas. Também houve consenso entre os entrevistados que a experiência no cursinho lhes influenciou na formação da sua identidade por ser um espaço onde eles podem desenvolver suas habilidades pedagógicas e valores democráticos.
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Data de Publicação
2019-07-22
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