Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Marques, Rosebelly Nunes
Alexandrino, Eduardo Roberto
Pipitone, Maria Angelica Penatti
Título em Português
O MOOC (Massive Open Online Course) e o Ensino de Biologia
Palavras-chave em Português
MOOC
Coursera
Ensino a distância
Ensino de biologia
Resumo em Português
MOOC (Massive Open Online Course) é a reunião de vários conteúdos, cursos ou disciplinas que estão à disposição de qualquer pessoa que queira aprendê-los, basta apenas ter acesso à internet. Esta ferramenta de ensino surgiu como aprimoramento dos cursos a distância, mas com o diferencial de ser gratuito, aberto e livre de pré-requisitos. Uns dos precursores da iniciativa MOOC foram Dave Cormier e Bryan Alexander, que se inspiraram na teoria do “Conectivismo”, que na ciência da computação se refere a uma teoria de aprendizagem, alicerçada no conceito de que o conhecimento existe no mundo, não apenas pela simples aquisição deste, mas pela forma como as pessoas vivem, se comunicam e aprendem. O ensino a distância não é algo novo, mas o MOOC é uma novidade em termos de público-alvo, facilidade de acesso e livre intercâmbio entre as instituições que oferecem o curso e as pessoas que o acessam por plataformas organizadas para esse fim. Por isso, o conceito do MOOC vem rompendo antigos paradigmas do ensino e aprendizagem e reunindo diferentes tecnologias como vídeos, imagens, apresentações, fóruns de discussão para pessoas que fazem o mesmo curso e jogos, além dos tradicionais manuscritos e indicações de livros. Um dos principais problemas é o grande número de abandono, pois falta disciplina individual em separar um tempo para estudo, além de que para conseguir o certificado, em muitos cursos é exigido pagamento. Também é preciso lembrar que a barreira “idioma” ainda é forte, visto que alguns cursos, por mais bem elaborados que possam ser não têm nenhuma tradução alternativa, dificultando o acesso para pessoas de outros países. Por ser algo novo, precisamos de mais informações sobre sua infraestrutura, quem o subsidia, como é visto e reconhecido pelo mercado de trabalho. Essas são alguns dos aspectos que precisam de atenção, para melhor esclarecimento sobre esta ferramenta que sem dúvidas é excelente para o nosso século e os seguintes, que envolveu no mundo digital e globalizado, cujo acesso ao conhecimento vai além de uma sala de aula presencial. Nesta monografia apresentamos a estrutura e o funcionamento da plataforma Coursera criada em abril de 2012. Também foi demonstrada a parceria USP-Cousera, ou seja, como os cursos da Universidade de São Paulo foram escolhidos e disponibilizados em MOOC. Foi analisado o conteúdo e a oferta de cursos na área de biologia no âmbito da plataforma Coursera.
Título em Inglês
The MOOC (Massive Open Online Course) and the Teaching of Biology
Palavras-chave em Inglês
Distance education
Online learning
MOOC
Coursera
Biology teaching
Technology and education
Resumo em Inglês
MOOC (Massive Open Online Course) is the meeting of various contents, courses or disciplines that are available to anyone who wants to learn them, just have access to the internet. This teaching tool emerged as an improvement of distance learning, but with the differential being free, open and free of prerequisites. One of the precursors of the MOOC initiative was Dave Cormier and Bryan Alexander, who were inspired by the theory of "Connectivism", which in computer science refers to a theory of learning, based on the concept that knowledge exists in the world, not only by Simple acquisition of this, but by the way people live, communicate and learn. Distance learning is not something new, but the MOOC is a novelty in terms of the target audience, ease of access and free exchange between the institutions that offer the course and the people who access it through platforms organized for this purpose. That is why the MOOC concept has been breaking old teaching and learning paradigms and bringing together different technologies such as videos, images, presentations, discussion forums for people who take the same course and games, as well as traditional manuscripts and book indications. One of the main problems is the large number of drop out because it lacks individual discipline in separate a time to study, plus that to get the certificate, in many courses payment is required. It should also be remembered that the "language" barrier is still strong, since some courses, however elaborate they may be, have no alternative translation, making access difficult for people from other countries. Being something new, we need more information about its infrastructure, who subsidizes it, as it is seen and recognized by the labor market. These are some of the aspects that need attention, to better clarify this tool that is undoubtedly excellent for our century and the following, which involved in the digital and globalized world, whose access to knowledge goes beyond a classroom in person. In this monograph we present the structure and operation of the Coursera platform created in April 2012. The USP-Cousera partnership was also demonstrated, that is, how the University of São Paulo courses were chosen and made available in MOOC. We analyzed the content and the offer of courses in the area of biology within the Coursera platform.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-02-10
Número de visitas
993
Número de downloads
1770
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.