Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Santos, Cecilia Cristina Marques dos
Grigol, Natália Salaro
Título em Português
A influência da mídia de comunicação de massa e de outros aspectos do ambiente na percepção nutricional e sua interferência nos hábitos alimentares da geração Z.
Palavras-chave em Português
Geração Z
Hábitos alimentares
Meios de comunicação
Resumo em Português
O ato humano de comer está fortemente ligado à cultura de uma sociedade, a seus tabus e ao ambiente em que esta se insere. Comer não significa apenas nutrir-se, comer é um ato de afirmação social e satisfação pessoal. É na adolescência e infância que constituem o período em que os hábitos estabelecidos irão se refletir na vida adulta, incluindo comportamentos alimentares. É nessa fase que os jovens estão mais vulneráveis e susceptíveis às influências externas devido à construção do seu caráter emocional. As gerações não são pautadas por definição de tempo ou quaisquer outras medidas, a designação de uma geração está ligada a marcos históricos e a fatos sociais que a englobam. Para Serrano (2010) A Geração Z é formada pelos nascidos entre 1990 e 2009, conectados a seus aparelhos eletrônicos portáteis que permitem acesso rápido e fácil a informações em diferentes localidades. Por conta de hoje serem jovens ainda em processo de construção da personalidade e início de uma vida com as primeiras finanças próprias, constituem-se como um alvo fácil para os meios de comunicação em massa e o ambiente em que vivem, podendo ser facilmente influenciados. O presente trabalho conta com a aplicação de um questionário para melhor entendimento de como esses jovens podem ser persuadidos por tais meios.
Título em Inglês
The influence of mass media and other enviroment aspects on the nutritional perception and the feeding habits of the Generation Z
Palavras-chave em Inglês
Generation Z
Feed habits
Mess communication media
Resumo em Inglês
The human habit of eating is strongly bound to culture, taboos, society and environment. Eating does not mean just nourishing, eat is an act of social affirmation and personal pleasure. The teen ager and child is the periods of which their habits will be reflect on adulthood, including feed habits. The generation are not guided by age definition or which other measures, the creation of generation is related to historical facts. For Serrano (2010) the Generation Z is formed by who born from 1990 to 2009, connect in their portable eletronic devices which allowed easy and quick access to information in different locations. Due this young people be in a personality process build and beginning of live with their own independence finance turn to be an easy target for the mess communication media and they living, could be influenced. The present research have a questionnaire for understand how this young people can be influenced for this media.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
TCCThais.pdf (597.71 Kbytes)
 
Data de Publicação
2015-10-08
Número de visitas
1499
Número de downloads
2097
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.