Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Marques, Pedro Valentim (Presidente)
Cunha, Lilian Maluf de Lima
Título em Português
Os impactos dos aplicativos de transporte particular na mobilidade urbana de São Paulo
Palavras-chave em Português
Impacto Social
Mobilidade
Transporte
Uber
Resumo em Português
O ato de se pedir um táxi através de um aparelho eletrônico, como um smartphone, vem transformando os meios de deslocamento urbano nos últimos anos e tem mudado o hábito de quem utiliza transporte individual como alternativa ao transporte público, popularizando, com isso, a ideia de ridesharing: transporte individual remunerado em veículos particulares. Intimamente relacionada ao tema da mobilidade urbana, a utilização do transporte privado tornou-se uma alternativa mais prática e até mais econômica para os moradores de grandes e médios centros urbanos. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), onde tem-se um sistema público de transporte ineficiente, esse modelo de negócio tende a se expandir cada vez mais. Este trabalho visa analisar quais foram — e estão sendo — os impactos dos aplicativos de transporte particular na mobilidade urbana, especificamente na cidade de São Paulo. Concluiu-se que essa evolução tecnológica tem alterado o modo de vida de muitas pessoas, no que se refere aos seus hábitos, atividades laborais, relacionamentos e estilos de vida, principalmente no que tange o transporte urbano e o modo de locomoção.
Palavras-chave em Inglês
Mobility
Social impact
Transport
Uber
Resumo em Inglês
The act of asking for a taxi through an electronic device, such as a smartphone, has been transforming the means of urban displacement in recent years and has changed the habit of those who use individual transportation as an alternative to public transportation, thereby popularizing the idea ridesharing: individual paid transportation in private vehicles. Closely related to the theme of urban mobility, the use of private transport has become a more practical and even more economical alternative for residents of large and medium urban centers. In the São Paulo Metropolitan Region (RMSP), where there is an inefficient public transport system, this business model tends to expand more and more. This paper aims to analyze the impacts of private transport applications on urban mobility, specifically in the city of São Paulo. It was concluded that these technological developments have altered the way of life of many people, about their habits, work activities, relationships and lifestyles, especially regarding urban transportation and the mode of locomotion.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
TCCLucasRangelLeal.pdf (566.16 Kbytes)
 
Data de Publicação
2019-01-03
Número de visitas
974
Número de downloads
960
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.