Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Vieira, Marcia Aparecida Lima
Sorrentino, Marcos
Mendes, Flávio Bertin Gandara
Título em Português
Arranjo pedagógico e Sistemas Agroflorestais Sucessionais: Estruturas Educadoras no Curso de Especialização "Agroecologia e Transição Educadora para Sociedades Sustentáveis"
Palavras-chave em Português
Agrofloresta
SAF
Agroecologia
práxis
método
Resumo em Português
Em situação de crise, instaurada principalmente pelo paradigma da sociedade capitalista a Agroecologia se situa como um projeto de transição para Sociedades Sustentáveis. A Universidade como espaço de construção de saberes tem o dever de inserir métodos e meios de emancipação que consigam promover essa transição. Neste sentido a especialização “Agroecologia e Transição educadora para Sociedades Sustentáveis” busca constituir processos formadores, baseados na pedagogia da práxis, do Trabalho, da Alternancia e outros, em uma Universidade que historicamente tem influenciado a lógica de produção econômica e social no campo. Como parte do pensar-fazer da práxis agroecológica os SAF sucessionais tem grande potencial de serem utilizados como estruturas educadoras já que na sua composição é necessária a lógica sistêmica e holística, com grande capacidade de aumentar a biodiversidade e gerar renda econômica para camponesas e camponeses
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
TCCLuaTrento.pdf (5.57 Mbytes)
 
Data de Publicação
2017-08-03
Número de visitas
41
Número de downloads
18
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.