Trabalho de Conclusão de Cursos de Especialização
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Silva, Alexandre Rodrigues da
Costa, Caroline Rabelo
Título em Português
Aplicação de metodologia Lean Seis Sigma para aumentar os lucros de empresas prestados de serviços
Palavras-chave em Português
Metodologia “Lean” Seis “Sigma”
DMAIC
Melhoria Contínua
Resumo em Português
O mercado de empresas de serviços está cada vez mais competitivo e seletivo, fazendo com que as mesmas busquem utilizar estratégias que visem proporcionar maior satisfação e fidelização dos clientes. Visando esse cenário, o objetivo principal do trabalho foi a aplicação de uma metodologia que trouxesse resultados satisfatórios, e para atingir esses objetivos, escolheu-se a metodologia “Lean” Seis “Sigma”, a qual permite reduzir atividades que não agregam valor ao cliente e trazer melhorias para os processos. O trabalho foi embasado nessa ferramenta de qualidade, que proporciona a utilização do método para resolução de problemas que conta com as etapas definir, medir, analisar, implantar e controlar [DMAIC]. Primeiramente, com as referências bibliográficas foi definido o projeto. Foram realizadas as medições a partir do levantamento de dados e mapeamento do “como é”. Ao analisar os resultados, foi proposto um novo mapeamento de “como deveria ser”. Na etapa implantar foram sugeridos o uso de alguns documentos e indicadores, para facilitar a realização das mudanças. Os resultados dos estudos elaborados trouxeram melhorias de ganhos rápidos. Com as falhas identificadas, os documentos implantados, indicadores de acompanhamento do processo somado ao incentivo monetário oferecido em forma de bonificações aos colaboradores, obteve-se: colaboradores motivados, qualidade nos serviços prestados, satisfação dos clientes, e aumento no lucro da empresa.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
FernandaCMPogi.pdf (368.84 Kbytes)
 
Data de Publicação
2016-11-17
Número de visitas
1477
Número de downloads
1625
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.