Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Queiroz, Odaléia Telles Marcondes Machado (Presidente)
Pizzinato, Ana Carolina
Terci, Eliana Tadeu
Título em Português
O distrito de Tupi, Piracicaba, SP – potencialidades, fragilidades e possibilidades de desenvolvimento
Palavras-chave em Português
Extensão Universitária
Distrito de Tupi - Piracicaba
Pontos fracos
Pontos fortes
Oportunidades
Resumo em Português
O objetivo principal deste trabalho foi estudar as potencialidades, fragilidades e possibilidades de desenvolvimento do Distrito de Tupi, Piracicaba – SP, a partir de iniciativas do Grupo de Articulação Extensionista “Marechal Rondon” – GAER, ESALQ, USP, do qual sou integrante, desde a sua criação em 2016. Como objetivo específico de levantar e analisar as potencialidades e fragilidades sociais e ambientais de Tupi, elaborando um conjunto de sugestões de mitigação dos problemas e maximização dos pontos positivos como possibilidades de desenvolvimento territorial. O local de estudo foi escolhido devido à evidência de inúmeras questões territoriais e também em função de sua proximidade à área urbana e ao campus, facilitando as visitas técnicas. Durante o presente estudo, inicialmente foram feitos levantamentos e revisão bibliográfica para obtenção de informações gerais sobre a área de Tupi, porém houve a necessidade de buscar novos dados para construir uma apreciação mais completa. Assim, foram feitas entrevistas com atores sociais muito atuantes no distrito, buscando uma integração social com a comunidade em análise. As entrevistas aplicadas foram semiestruturadas, num total de cinco e uma visita técnica ao distrito. Foi realizado um diagnóstico da área, que corresponde aos estudos e pesquisas sobre a história do local e sobre o contexto atual, buscando ouvir também a população para entender por completo as fragilidades e as potencialidades existentes. Um conjunto de sugestões de atividades, oficinas, palestras, mini-cursos foram colocados, com o propósito de incrementar a prática da extensão universitária.
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Data de Publicação
2018-02-15
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