Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Yamamoto, Pedro Takao (Presidente)
Alves, Gustavo Rodrigues
Zanardi, Odimar Zanuzo
Título em Português
Toxicidade e efeitos subletais de inseticidas aplicados em Hippodamia convergens Guérin-Meneville, 1842 (Coleoptera: Coccinellidae)
Palavras-chave em Português
joaninha
toxicidade
sobrevivência
reprodução
coeficiente de redução
tabela de vida
Resumo em Português
Os impactos de seis inseticidas foram avaliados sobre ovos, larvas e adultos do predador Hipodamia convergens Guérin-Méneville. Todos os inseticidas reduziram as taxas eclosão das larvas, sem afetar a duração da fase ovo. Clorpirifós e fosmete reduziram a sobrevivência das larvas; clorpirifós, etofenproxi e fosmete prolongaram a duração da fase larval. A sobrevivência e duração das pupas não foram afetadas. Clorpirifós reduziu fecundidade, fertilidade e longevidade quando aplicado sobre ovos. Clorpirifós, etofenproxi, fosmete e imidacloprido causaram 100% de mortalidade das larvas, enquanto azadiractina e tiametoxam causaram mortalidade larval de 35,0 e 57,5%, não afetando a duração da fase larval, sobrevivência, duração da fase pupal, fecundidade, fertilidade e longevidade dos insetos sobreviventes. Apenas clorpirifós e etofenproxi reduziram a sobrevivência de adultos. Clorpirifós, etofenproxi e fosmete reduziram fecundidade e longevidade, mas não afetaram fertilidade. Azadiractina, imidacloprido e tiametoxam não afetaram fecundidade, fertilidade e longevidade. Com base em parâmetros populacionais, todos os inseticidas reduziram a taxa de líquida de reprodução (R0), a taxa intrínseca de crescimento (rm), e a taxa finita de crescimento (?) quando aplicado em ovos. Azadiractina, clorpirifós, etofenproxi e fosmete aumentaram o tempo médio de geração (T), enquanto que os efeitos de imidacloprido e tiametoxam foram semelhantes ao controle. Quando as larvas foram tratadas, azadiractina e tiametoxam reduziram a R0, rm, e ?. Tiametoxam aumentou o valor T, enquanto que os efeitos dos outros inseticidas foram semelhantes ao controle. Assim, estes inseticidas devem ser utilizados com precaução, visando reduzir seus efeitos nocivos sobre o predador em sistemas agrícolas.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
TCCKeniaSantos.pdf (1.02 Mbytes)
 
Data de Publicação
2017-08-10
Número de visitas
38
Número de downloads
22
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.