Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Spers, Eduardo Eugenio (Presidente)
Amaral, Weber Antonio Neves do
Título em Português
Influências das motivações nos meios de descarte de vestuário pós-consumo por consumidores brasileiros
Palavras-chave em Português
Vestuário pós-consumo
Descarte de vestuário
Economia Circular
Comportamento do consumidor
Resumo em Português
A indústria fast fashion impulsionou o volume de produção de vestuário, fazendo com que os consumidores não apenas comprem, mas também descartem em ritmo acelerado. O número médio de vezes que uma peça de roupa é usada diminuiu 36% em comparação a 18 anos atrás, pois as roupas são vistas como descartáveis e facilmente substituíveis. O volume crescente de resíduos têxteis é um dos maiores desafios da economia circular no setor da moda. Existe um gap na literatura sobre a caracterização do comportamento de descarte de vestuário pós-consumo por brasileiros. A escolha dos meios de descarte pelo consumidor depende de motivações e atributos. O objetivo deste trabalho é investigar fatores motivacionais nos meios de descarte de vestuário pós-consumo, principalmente relacionado ao contexto brasileiro e a retomada da normalidade da pandemia do coronavírus. A investigação empírica foi desenvolvida por abordagem quantitativa por análise multivariada. A survey teve 652 respondentes das cinco regiões brasileiras. Nove hipóteses foram testadas pelo modelo de equações estruturais. As hipóteses testaram a influência de fatores motivacionais (Operação Motivadora Pessoal, Atributos do Produto, Consciência Socioambiental) ao meio de descarte escolhido pelo indivíduo (customização, revenda ou doação, descarte como lixo). Os dados foram processados por análise estatística por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Quatro das nove hipóteses foram validadas. Os resultados mostram que quanto mais forte a operação motivadora pessoal for, menos o indivíduo está propenso a reutilizar e customizar a peça de roupa (H1a) e mais forte a sua intenção em revender ou doar as roupas é (H1b). As características físicas da peça de roupa influenciam diretamente em sua revenda ou doação (H2b). A consciência socioambiental está negativamente relacionada ao descarte de vestuário como rejeito (H3c). Constata-se que o meio de descarte de vestuário pós-consumo mais comum entre os cidadãos brasileiros é a destinação para familiares, amigos ou conhecidos (30,79% dos respondentes), e o menos comum é a coleta de têxteis em lojas de departamento (3,8% dos respondentes). A pesquisa pode contribuir para o corpo de conhecimento acadêmico científico do ramo no contexto do Brasil após o acontecimento de uma pandemia, complementando a literatura existente. Também fornece ferramentas para consumidores repensarem seus hábitos de consumo e o ciclo de vida de suas roupas, bem como oferece dados para o planejamento de estratégias na valoração de resíduos têxteis, orientando varejistas, stakeholders e shareholders, players do mercado fashion, e governos a promover uma transição sustentável da moda rumo à economia circular
Título em Inglês
Influences of motivations on the post-consumer clothing disposal routes by Brazilian consumers
Palavras-chave em Inglês
Post-consumer Clothing
Clothing disposal
Circular Economy
Consumer behavior
Resumo em Inglês
The fast fashion industry has boosted the volume of apparel production, making consumers not only buy, but also discard at a rapid pace. The average number of times an item of clothing is worn has decreased by 36% compared to 18 years ago, as clothes are seen as disposable and easily replaceable. The growing volume of textile waste is one of the biggest challenges of the circular economy in the fashion sector. There is a gap in the literature on the characterization of post-consumer clothing disposal behavior by Brazilians. The choice of the disposal routes by the consumer depends on motivations and attributes. The objective of this paper is to investigate motivational factors in the routes of post-consumer clothing disposal, mainly related to the Brazilian context and the return to normality of the coronavirus pandemic. The empirical investigation was developed using a quantitative approach using multivariate analysis. The survey had 652 respondents from the five Brazilian regions. Nine hypotheses were tested by the structural equation model. The hypotheses tested the influence of motivational factors (Personal Motivating Operation, Product Attributes, Social and Environmental Awareness) on the disposal method chosen by the person (customization, resale or donation, disposal as waste). Data was processed by statistical analysis using Structural Equation Modeling. Four of the nine hypotheses were validated. The results show that the stronger the personal motivating operation is, the less the person is likely to reuse and customize the garment (H1a) and the stronger their intention to resell or donate the clothing is (H1b). The physical characteristics of the garment directly influence its resale or donation (H2b). Social and environmental awareness is negatively related to the disposal of clothing as waste (H3c). It is concluded that the most common route for disposing of post-consumer clothing among Brazilian citizens is the destination for relatives, friends or known people (30.79% of the respondents), and the least common is the collection of textiles in department clothing stores (3.8% of respondents). This research can contribute to the body of scientific academic knowledge in the field in the context of Brazil after the occurrence of a pandemic, complementing the existing literature. It also provides tools for consumers to rethink their consumption habits and the life cycle of their clothing, as well as providing data for planning strategies for valuing textile waste, guiding retailers, stakeholders and shareholders, fashion market players, and governments to promote a sustainable transition of fashion towards a circular economy
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Data de Publicação
2021-12-13
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