Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Pera, Thiago Guilherme
Rocha, Fernando Vinicius da
Título em Português
Estudo sobre as características socioeconômicas dos motoristas de caminhão e sua remuneração frente a outras profissões
Palavras-chave em Português
Transporte Rodoviário de Cargas
Motoristas de Caminhão
Características Socioeconômicas
Salários
Resumo em Português
Ao longo da formação histórica do Brasil, percebe-se que o transporte se estruturou fundamentalmente para se atender o mercado exportador. Por essa razão, inicialmente buscou-se evolução no transporte marítimo e desenvolvimento de portos. Entretanto, com a interiorização nacional, para buscar recursos necessitou-se o desenvolvimento do transporte terrestre, priorizando-se o transporte ferroviário. Os altos custos e baixo retorno somados ao cada vez mais intenso incentivo à indústria automobilística, mudança da capital do país, entre outros foram fundamentais para o país se estruturar em torno das áreas de rodagem. Desse modo, o transporte rodoviário de cargas passou a ser o modal mais importante no Brasil, sendo fundamental gerador de empregos e de receitas, bem como um contribuinte ao PIB de um país essencialmente exportador. Por esta razão, seus profissionais buscam cada vez mais melhores condições de trabalho, especialmente em termos de remuneração. Com base nisso, a PNAD Contínua traz dados que possibilitam compreender a profissão de caminhoneiro (suas características socioeconômicas e seus salários, basicamente). Nota-se que esses profissionais, ao longo da história de transporte, sempre reivindicam melhor remuneração e menores custos; porém, com base nos dados da PNAD Contínua, em relação à sua categoria na Classificação de Ocupações para Pesquisas Domiciliares, esses profissionais apresentam altos níveis salariais. De qualquer forma, as condições desse trabalho são fundamentais para entender se de fato essa remuneração é compensatória, analisando a jornada de trabalho e os efeitos do exercício da profissão. Além disso, com relação a outras categorias, se estabelece como estes se diferenciam em termos socioeconômicos. Também, ao se analisar a níveis regionais, notam-se diferenças de remuneração. Conforme a concentração da população de motoristas de caminhão, isso se torna determinante no estabelecimento dos salários. Portanto, a análise a estes níveis permite identificar se de fato a profissão caminhoneiro, em meio a greves e exigências, é rentável e positiva ao indivíduo
Título em Inglês
Study over socioeconomical characteristics of truck drivers and their remuneration compared to other professions
Palavras-chave em Inglês
Road Cargo Transport
Truck Drivers
Socioeconomical Characteristics
Salaries
Resumo em Inglês
Throughout Brazil's historical formation, it is clear that transportation has been fundamentally structured to serve the exportation market. For this reason, initially it was sought to cover the maritime transport and the development of ports. However, with the national interiorization, the search for resources required the development of land transportation, giving priority to rail transport. The high costs and low return under the increasingly and intense incentive to the automobile industry, change of the country’s capital, among other things, were fundamental for Brazil to structure itself around the road areas. Thus, road cargo transportation became the most important transportation mode in Brazil, being a fundamental generator of jobs and income, as well as a contributor to the GDP of an essentially exporting country. For this reason, its professionals increasingly seek for better working conditions, especially in terms of salaries. Based on this, PNAD Contínua brings data that make it possible, defining in its database the profession of truck drivers (its socioeconomic characteristics and salaries, basically). It is noted that these professionals, throughout the history of transportation, always demand better remuneration and lower costs; however, based on PNAD Contínua data, in relation to their category in the Classification of Occupations for Home Surveys, these professionals have high salary levels. Anyway, the conditions of this work are fundamental to understand if this remuneration is indeed compensatory, analyzing the workday and the effects of the exercise of the profession. In addition, in relation to other categories, it is established how these differ in socioeconomic terms. Also, when analyzed under regional levels, there are differences in remuneration. Depending on the concentration of the truck driver population, this becomes a determining factor in the establishment of wages. Therefore, the analysis at these levels allows to identify whether the truck driver profession, in the midst of strikes and demands, is profitable and positive to the individual
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Data de Publicação
2020-12-04
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