Trabalho de Conclusão de Cursos de Especialização
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Peres, Isabela Kojin (Presidente)
Silva, Edson José Vidal da
Título em Português
A educação ambiental como oportunidade de potencialização dos benefícios socioambientais de sistemas de certificação florestal – uma reflexão sobre as plantações florestais no Brasil
Palavras-chave em Português
Educação Ambiental
Certificação Florestal
FSC
Plantações Florestais
Resumo em Português
As florestas são essenciais para os seres humanos, pois além de serem fonte de diversos bens e produtos utilizados em nosso dia a dia, são também abrigo, moradia, cultura, bem estar, saúde mental e física, dentre tantos outros adjetivos. Entretanto, os seres humanos parecem que estão se esquecendo de toda a representatividade que tem em uma floresta e com o crescimento da população mundial, aumenta-se também a pressão do sistema capitalista por oferecer cada vez mais produtos florestais para a sociedade. Para isso, espécies como os eucaliptos e pinus são plantadas em larga escala, seguindo-se modelos de produção por monocultivos, os quais utilizam agrotóxicos, máquinas pesadas e causam diversos impactos negativos para o meio ambiente e para as pessoas. Neste contexto, a certificação florestal FSC surge como uma opção para que as empresas possam produzir de forma responsável, através do atendimento de critérios de sustentabilidade. Entretanto, o sistema FSC ainda não atua frente as principais ameaças causadas pelas plantações florestais e mesmo em plantações certificadas pelo FSC, são utilizados agrotóxicos, grandes maciços de plantios são implantados, povos e comunidades são prejudicados e marginalizados, influenciando o território de forma negativa. Frente a essa incoerência, o presente ensaio reflete sobre a oportunidade de potencialização dos benefícios socioambientais da certificação florestal através de uma atuação educadora ambientalista por parte do FSC. Para isso, o trabalho traz reflexões sobre as diferenças entre floresta e plantações florestais, impactos socioambientais causados pelos monocultivos e apresenta conceitos importantes que permeiam este debate, como Conflitos, Justiça Ambiental, Diálogo e Comunidades. Reflete-se também sobre oportunidades de uma atuação educadora ambientalista frente aos impactos negativos das plantações florestais nos solos e recursos hídricos, biodiversidade, em utilizar-se agrotóxicos e para os povos e comunidades. Por fim, apresenta-se algumas implicações para o manejo de plantações florestais e caminhos para que o FSC consiga atuar de forma educadora ambientalista e contribuir de maneira mais efetiva no enfretamento da crise ambiental mundial.
Título em Inglês
The environmental education as an opportunity to potentialize socioenvironmental benefits of forest certification systems – Thoughts about forest plantations in Brazil
Palavras-chave em Inglês
Environmental Education
Forest Certification
FSC
Forest Plantation
Resumo em Inglês
Forests are essential for human beings, because in addition to being a source of various goods and products used in our daily lives, they are also shelter, housing, culture, well-being, mental and physical health, among many other adjectives. However, human beings seem to be forgetting all the representativeness of a forest and with the growth of the world´s population, the pressure of the capitalist system to offer more and more forest products to society is also increasing. For this, species such as eucalyptus and pine tree have been planted on a large scale, using monoculture systems for production, which use pesticides, heavy machinery and cause several negative impacts for the environment and for people. In this context, FSC forest certification emerges as an option for companies to produce responsibly, by meeting sustainability criteria. However, the FSC system still does not act against the main threats caused by forest plantations and even in FSC certified plantations, pesticides are used, large plantations areas are implanted, people and the community are harmed and marginalized, negatively influencing the territory. Faced with this inconsistency, the present essay reflects on the opportunity to enhance the socioenvironmental benefits of forest certification through an environmental educator performance by FSC. For this, this work brings reflections on the differences between forest and forest plantations, socio-environmental impacts caused by monocultures and presents important concepts that permeate this debate, such as Conflicts, Environmental Justice, Dialogue and Communities. It is also reflected on opportunities for an environmental educative action in the face of the negative impacts of forest plantations on soils and water resources, biodiversity, pesticide use and for people and communities. Finally, it presents some implications for forest plantations management and ways for the FSC to act in an environmental educative way and to contribute more effectively in facing the global environmental crisis.
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Data de Publicação
2021-03-31
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