Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Rother, Mirian Stella (Presidente)
Sorrentino, Marcos
Título em Português
A eterna caminhada na aprendizagem da liberdade e solidariedade: Formação da autonomia comunitária com as tecnologias sociais a partir do processo educador ambientalista
Palavras-chave em Português
Autogestão
Autoanálise
Tecnologia Apropriada
Saber Ambiental
Resumo em Português
Este ensaio tem por objetivo abordar questões relacionadas ao campo da interface entre tecnologias sociais e educação ambiental, como forma de dialogar sobre o imperativo de autonomia na construção conjunta de caminhos para sociedades sustentáveis. A tecnologia convencional é um dos principais instrumentos da construção das sociedades ocidentais capitalistas, contribuindo na manutenção de um sistema de produção e consumo que tem levado a humanidade a expressivos impactos socioambientais na contemporaneidade. Na contracorrente desta lógica dominante emergem movimentos alternativos que repensam a concepção do conceito da tecnologia, em métodos e estruturas mais democráticas, inclusivas, solidárias e sustentáveis. Neste contexto a tecnologia social ganha espaço no debate das últimas décadas, especialmente nos países do sul global e na América Latina em particular. Mais do que uma técnica, a tecnologia social pode ser um movimento libertário e emancipador, um verdadeiro processo de construção de autonomia comunitária. Para isto processos educadores ambientalistas são fundamentais, para que a tecnologia social saia do óbvio e alcance outros olhares sobre a complexidade dos territórios e da vida. Mas afinal, quais princípios devem inspirar e orientar estes processos? A construção de novos horizontes com a tecnologia social é antes de mais nada um processo político comprometido com a democracia participativa e o bem viver - um movimento de transição educadora para sociedades sustentáveis com todos os seres, humanos, e os não-humanos.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
TCCBrunoFernandes.pdf (470.96 Kbytes)
 
Data de Publicação
2021-03-29
Número de visitas
268
Número de downloads
100
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.