Trabalho de Conclusão de Cursos de Especialização
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Astolpho, Fabiane (Presidente)
Borges, Elaine Cristina
Título em Português
Estratégias e Ferramentas de Engajamento em Eventos Digitais Voltados ao Agronegócio na Pandemia de Covid-19
Palavras-chave em Português
Digital
interação
marketing
online
virtual
Resumo em Português
Com a ocorrência da pandemia de Coronavírus Disease 2019 [COVID-19] o setor de eventos foi obrigado a suspender as atividades presenciais ou pivotar drasticamente para meios digitais. Porém, as formas de interação durante eventos digitais diferem dos eventos presenciais e o engajamento do público fica, por vezes, prejudicado. Esse trabalho se propôs a entender quais estratégias e ferramentas geram maior engajamento dos participantes durante eventos digitais do agronegócio, comparando a percepção dos participantes quanto ao seu engajamento com as motivações dos organizadores ao desenharem a estratégia de engajamento e o resultado obtido. Para tanto, foi realizado o levantamento e identificação das estratégias e ferramentas utilizadas em diferentes eventos digitais para o agronegócio realizados durante a pandemia. Em seguida, foram realizadas 8 entrevistas semiestruturadas com organizadores de eventos do setor de agronegócios. Finalmente foi realizada uma pesquisa quantitativa através de formulário de autopreenchimento com 316 participantes de eventos para entender quais estratégias e ferramentas tiveram a preferência do público e geraram maior engajamento. Para 90% dos participantes o conteúdo relevante para o dia a dia é essencial ou importante ao decidir participar de um evento. Para os organizadores o conteúdo é o principal fator de engajamento e atração. Uma parcela significativa dos participantes (89%) respondeu que gostam de usar o chat para perguntas, o qual estava presente em 96% dos eventos. A quantidade de perguntas está relacionada com o interesse do público pelo conteúdo apresentado e esse foi o fator considerado mais importante pela maioria dos entrevistados.
Título em Inglês
Engagement Strategies and Tools in Digital Agribusiness Events in Covid-19 Pandemic
Palavras-chave em Inglês
Digital
interaction
marketing
online
virtual
Resumo em Inglês
Due to the Coronavirus Disease 2019 [COVID-19] pandemic, the sector of events was forced to suspend face-to-face activities or drastically change to digital media. However, interaction during digital events differs from face-to-face events and the engagement of participants is sometimes hampered. This work aimed to understand which strategies and tools generate greater participant engagement during digital agribusiness events, comparing the participants' perception of their engagement with the organizers' motivations when designing the engagement strategy and the obtained result. Therefore, a desk research and identification of the strategies and tools used in the various agribusiness digital events held during the pandemic were carried out. Then, 8 semi-structured interviews were conducted with event organizers in the agribusiness sector. Finally, a quantitative survey was carried out using a self-completion form with 316 participants to understand which strategies and tools were preferred by the public and generated greater engagement. For 90% of the participants, relevant content to their daily work routine is essential or important when deciding to participate in an event. For organizers, content is the main factor of participant engagement and interest. Most of the participants (89%) responded that chat is the preferable tool for making questions, present in 96% of the on line events. The number of queries is related to the audience's interest in the presented content and this was the most important factor.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2022-03-24
Número de visitas
524
Número de downloads
243
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.