Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Spers, Eduardo Eugenio (Presidente)
Careta, Catarina Barbosa
Título em Português
Avaliação da imagem do agronegócio
Palavras-chave em Português
valor da marca
agronegócio
marketing
análise de cluster
análise dos componentes principais
análise multivariada
Resumo em Português
Existem indícios de um descompasso entre o impacto econômico do agronegócio e a transmissão de valor do setor para a população. Sendo este muito diverso, em teoria, seria responsabilidade das muitas áreas de marketing desenvolver novas estratégias focadas em proporcionar aos consumidores uma experiência positiva em consumir os benefícios da marca agro. Deste modo, afim de contribuir com o desenvolvimento de novas estratégias de posicionamento das marcas do setor e assumindo que a população brasileira como um todo é cliente do agronegócio, o objetivo deste trabalho foi entender qual a imagem do agro com base na percepção dos consumidores. Para isso, foram revisadas literaturas já publicadas sobre o assunto e realizada uma pesquisa de opinião pública por meio de um formulário digital. Foram obtidas 1240 respostas onde, do total, 94% dos respondentes estão, no mínimo, cursando o ensino superior. Em sequência, aplicamos aos dados as análises multivariadas de componentes principais e de clusters. Como resultado, foi constatada a existência de três percepções sobre o setor, sendo elas negativas e positivas de modo geral e negativa quanto a adoção de novas tecnologias no agro. Adiante, observamos uma dominância da imagem negativa do setor pelo ponto de vista dos participantes da pesquisa. Estes resultados reforçaram a necessidade de se trabalhar melhor a marca do agronegócio para novas e diferentes personas, adaptando as campanhas em função dos públicos, afim de construir uma boa imagem e agregar valor ao setor.
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Data de Publicação
2021-11-09
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